Limpeza de Caixa d'Água

Limpeza da Caixa d'água

Importância de fazer a limpeza de caixa d’água

O recomendado é que a limpeza das caixas d’água seja feita de seis em seis meses.

Para se ter esse controle, é importante que após a manutenção, seja escrito a data em que o serviço foi feito do lado de fora do reservatório. Será mais fácil de relembrar e para a próxima limpeza.

A caixa d’água precisa ser limpa regularmente para evitar a concentração de sujeira e também a proliferação de algas, bactérias, fungos. O local que alguns sedimentos e a maioria das impurezas se depositam é na parte inferior da caixa.

Se a caixa não estiver bem higienizada, agentes patológicos podem transmitir doenças para os seres humanos que consumirem a água.

Dengue, leptospirose, diarreias e hepatite A são apenas algumas das enfermidades causadas por uma caixa d’água má vedada ou contaminada.

Dependendo da situação da caixa, baratas, ratos e morcegos também podem usar o local como abrigo e prejudicar o consumo dessa água, pois depositarão lá suas fezes, podendo transmitir doenças sérias.

Tampe bem!

Por questão de saúde pública, as caixas d’água devem estar bem tampadas para que não haja surto de dengue, que inclusive, pode ser mortal.

O verão é a estação do ano em que o mosquito da dengue procura água limpa e parada para se reproduzir.

A tampa das caixas é essencial para garantir a qualidade da água, especialmente para que ela não se misture com a chuva. Caso a peça original quebre ou trinque por algum motivo, é possível comprar apenas a tampa em lojas de material de construção.

Na hora de comprar uma tampa para sua caixa d’água, meça a largura dela e, de preferência, compre da mesma marca da caixa d’água original. Assim, ela encaixará perfeitamente e sua água não correrá risco de ser contaminada por animais, insetos ou pela água da chuva, que muitas vezes parece limpa, mas que contém diversos poluentes (chamada de chuva ácida), principalmente em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Limpeza fácil

A limpeza da caixa d’água, apesar de trabalhosa, é fácil. Basta reservar um dia quente para esfregar as paredes da caixa d’água com um pano ou escova, retirar a sujeira e depois fazer uma solução com água sanitária para que a higienização seja efetiva.

Durante o serviço, a utilização de luvas e sapatos de borracha pode prevenir algumas infecções. Vale sempre tomar medidas de segurança.